SEO: Guia Básico

Este conjunto de técnicas pode determinar o sucesso ou o fracasso de qualquer website neste mundo tão concorrente, e que a cada dia se torna mais selvagem.

O que é? 

Como citado anteriormente, Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas utilizados por desenvolvedores e donos de sites para conseguir a melhor posição nos buscadores virtuais, tais como Google, Yahoo!, Bing e outros menores, deste modo fazendo com que seus sites atinjam o maior número de visitantes possível, tornando-os um grande sucesso e transformando um site sem lucros em uma grande potência.

Por que devo saber disso? 

Tendo um vasto conhecimento nesta área tornará você capaz de em pouco tempo atingir o sucesso de seu site em número de visitas, pois deixará entre os termos mais pesquisados nos buscadores, sua página em primeiras posições na distribuição de resultados, oferecidos pelos buscadores.

Como desenvolvedor, idealizador ou administrador você fará com que seus sites consigam um grande número de visitas, tornando lucrativo aos olhos de empresas que buscam investir em publicidade de seus produtos, já que o que manda no setor é a “oferta e procura”, ou seja, um site bem posicionado pode cobrar um valor mais alto pelo espaço disponibilizado em suas páginas.

Como conhecedor, é possível que o conhecimento lhe dê um emprego, atualmente diversas pessoas vendem estes conhecimentos através de consultorias prestadas a diversos sites de pequeno a grande porte. Este serviço hoje é bastante caro e procurado.

Entendendo SEO 

O SEO é o conjunto de técnicas para melhor posicionar sua páginas, dentre elas podemos dividí-las em duas partes que são On-Page e Off-Page , que são respectivamente técnicas para melhorar os aspectos internos do seu site, e a outra, os aspectos externos.

On-Page (Aspectos Internos)

* Título de Páginas 

Neste aspecto devemos utilizar o nome da página e todas os títulos de páginas, alterando apenas o conteúdo, como por exemplo, Media Juss – Artigos, Media Juss – Contato, entre outras. Vale lembrar que quanto mais curto o título, melhor.

 

* URL dos arquivos 

Todo arquivo postado no site deve ter uma URL condizente com o mesmo. Padronize seus links. Dê preferência para links pequenos, escritos em letras minúsculas, e para separar palavras utilize sempre o (-) hífen.

 

* Meta Tags 

 

Estas são as palavras escolhidas por você para que os buscadores encontrem determinado conteúdo em seu site, ou seja, se for escrever sobre uma receita de bolo de fubá, entre as meta tags deve-se encontrar menção a este conteúdo.

 

* Atributo “alt” de imagens 

Este atributo serve para facilitar a leitura de imagens pelos buscadores.

 

* Conteúdo 

O conteúdo deve ser único, os buscadores não gostam de cópias, e nem mesmo os leitores. Para isso escreva bem, conteúdo criativo, boas imagens e bons títulos para seus artigos, além disso, não esqueça de utilizar as funções de escrita negrito e itálico.

Off-Page (Aspectos Externos) 

* Links externos 

Este aspecto significa que deve-se encontrar links em outros sites e plataformas da internet que façam menção ao seu conteúdo, ou seja, apontem para seu site. Claro que não se pode expor sua página com spam.

 

* Qualidade dos links externos 

A qualidade do link é extremamente importante, os buscadores detestam spam, então consiga links externos de qualidade para não prejudicar suas páginas.

 

* Idade do domínio 

Quanto mais antigo for o domínio significa que os buscadores já o conhecem e o aceitarão mais fácil, quanto mais novo mais difícil se torna sua indexação e aparição entre os primeiros resultados na busca.

 

* Texto Âncora de links externos 

Os links precisam de uma descrição, e não só apontar para sua página, para que os buscadores compreendam melhor o uso destes links. Deste modo, utilize sempre a “âncora” em seus links externos, para melhor promover seu site.

 

Conclusão 

Conseguimos perceber que o Search Engine Optimization (SEO) é a melhor forma de atingir o sucesso dentro do mundo virtual que conhecemos, tornando seu site reconhecido pelos usuários e desta forma trazendo lucros para seu bolso. Desta maneira, devemos cada vez mais adquirir conhecimento destas técnicas, que hoje são as mais importantes no mercado.aprenda os primeiros passos de search engine optimization (seo)


Também poderão gostar