Facebook quer reduzir o consumo de dados na sua aplicação

03c6551b3ff419ffda8a75dcabbc3b55_l

Muitos utilizadores portugueses ainda não têm Internet com consumo de dados ilimitado, e por isso um novo recurso que o Facebook está a testar será uma boa ajuda para aqueles que precisam de poupar tráfego.

A rede social de Mark Zuckerberg está preocupada com o enorme consumo de dados que a sua aplicação oficial acarreta aos utilizadores. Para reduzir a transferência de dados, o Facebook está a testar um novo recurso.

Segundo o site Android Police, a rede social mais popular do planeta vai inserir um novo botão perto do menu de perfil dos utilizadores. Esse botão terá o título de “Use less data” (“use menos dados”). Ao que parece, essa ferramenta, quando ativada, diminuirá a qualidade das imagens apresentadas no feed de notícias, para dessa forma reduzir o consumo de dados.

Como esse recurso ainda se encontra em fase de testes, é difícil ter a certeza de que serão apenas as imagens o único alvo da poupança de dados por parte do Facebook. A rede social pode estar a trabalhar em outras opções, que juntas à redução da qualidade de imagens no feed de notícias, acabarão por permitir uma significativa melhoria no desempenho global da aplicação.

A empresa de Zuckerberg já lançou uma aplicação para reduzir o consumo de dados: o Facebook Lite. Essa app consome menos recursos dos smartphones, mas os utilizadores não gostam muito do seu design e desempenho relativamente arcaico. O novo recurso para poupar dados na aplicação oficial é aquilo que uma boa parte dos utilizadores da rede social mais desejava.

Imagem: Entrepreneur.com


Também poderão gostar


Comentar