El Santo é homenageado pela Google

O lutador de wrestling El Santo é homenageado pela Google esta sexta-feira, dia 23, no 99º aniversário do seu nascimento, com um doodle animado e interativo.

Rodolfo Guzmán Huerta (1917-1984) nasceu na Cidade do México e desde sempre esteve no coração de todos os mexicanos, sendo tão famoso nesse país como Hulk Hogan nos Estados Unidos. Um grande campeão da luta livre, El Santo, nome artístico pelo qual ficou conhecido, recebe um doodle da Google no dia em que faria 99 anos de idade.

Para além de se ter notabilizado no wrestling, Huerta também foi ator, tendo entrado em mais de 50 filmes, muitos dos quais como protagonista.

Quando era ainda uma criança, El Santo sonhava em ser uma estrela do basebol ou do futebol americano, mas acabou por iniciar uma carreira de sucesso na luta livre. Sendo os mexicanos apaixonados por esse desporto, o ator e estrela do wrestling acabou por se tornar imensamente popular na sua pátria.

Fora dos ringues, Guzmán teve dez filhos com María Montaño. Faleceu em 1984, por causa de um enfarte do miocárdio. Foi sepultado utilizando a sua eterna máscara.

A história dessa máscara tornou-se um mito mexicano. Muitos habitantes dessa grande nação juram ainda hoje a sete pés que El Santo nunca tirou o seu disfarce, pelo que o seu verdadeiro rosto foi conhecido por muitas poucas pessoas. Num programa televisivo, o lutador chegou a revelar um pouco da sua face, deixando o resto para a imaginação da gigantesca legião de fãs.

Atualmente, El Santo é uma figura do folclore mexicano, sendo uma das personagens mais conhecidas e amadas pelos cidadãos desse país norte-americano. Todos os mexicanos sabem quem ele foi e continuam a imortalizar nas conversas do dia a dia as suas gloriosas exibições nos ringues.

Imagem: MXCity


Também poderão gostar


Comentar