Wikipédia Médica é a nova aposta da enciclopédia online mais popular do mundo.
Ontem, dia 22, a Wikipédia anunciou o lançamento de um grande projeto, a Wikipédia Médica, uma aplicação que pretende reunir e divulgar todo o conhecimento de medicina já alcançado pela humanidade. A enciclopédia número 1 do mundo continua assim a marcar pontos no mundo do conhecimento.
Esta nova aplicação está disponível para o Android e tem como grande trunfo o acesso aos seus artigos mesmo quando o utilizador se encontra offline. A app ocupa pouco espaço e apresenta um design simples e uma navegação rápida e sofisticada.
A versão em português desta nova enciclopédia médica contou com a preciosa ajuda de editores especializados no tema, sendo que o projeto é uma cooperação tanto de portugueses como de brasileiros. Para já com duas centenas de excelentes artigos, distintos médicos e investigadores em medicina contribuíram com o seu conhecimento para a formação desta versão inicial da versão portuguesa da Wikipédia Médica. O líder da reputada equipa foi João Magalhães, membro da Wikimedia Portugal e da Fundação Wiki Projeto Med.
James Heilman, que lidera o projeto desta enciclopédia médica a nível global, afirmou no lançamento da Wikipédia Médica que «todas as pessoas merecem ter acesso a conteúdo sobre saúde de alta qualidade no seu próprio idioma. Quando percebemos que nem todas as pessoas têm acesso fácil ou barato à Internet, começamos a produzir conteúdo numa versão offline, para oferecê-la ao mundo gratuitamente e sem publicidade.»
Está previsto o aumento dos artigos, mas obviamente serão sempre poucos dada a alta qualidade dos mesmos. Só especialistas na área da saúde poderão acrescentar conteúdo à Wikipédia Médica, sendo dessa forma a mesma sinónimo de conhecimento correto, factual e interessante.
Imagem: Na cabeça: um ponto de vista sobre a comunicação científica na atualidade