Spotify poderá comprar o SoundCloud

O Spotify pretende adquirir o SoundCloud e as negociações já estão avançadas, apesar de ambas as empresas manterem o silêncio sobre o potencial negócio.

Quando falamos de streaming de áudio, as aplicações Spotify é SoundCloud são nomes incontornáveis na área. O primeiro, por exemplo, conta atualmente com mais de 100 milhões de utilizadores ativos e pretende aumentar muitíssimo esse número ao tentar comprar o segundo, que conta com cerca de 175 milhões de usuários igualmente ativos nos últimos 30 dias.

Parece um pouco estranho uma empresa com menos utilizadores ativos do que o outra a tentar adquirir, mas a explicação reside no facto de o Spotify se encontrar em franco crescimento e apresentar uma saúde financeira superior à do SoundCloud.

O Financial Times sabe que as negociações já decorrem há algum tempo, e que o negócio pode alcançar os mil milhões de dólares, um número bastante atrativo para a empresa SoundCloud. Ainda segundo o mesmo órgão noticioso, o anúncio das conversações e possível compra serão anunciados por ambas as empresas brevemente.

O facto de as duas plataformas de streaming apresentarem características distintas explica esta potencial compra. O SoundCloud assemelha-se mais ao YouTube, enquanto que o Spotify se preocupa mais com os destaques no mundo da música. Este último serviço pretende, portanto, alargar as áreas onde atua com a compra do SoundCloud, sem desvirtuar muito a sua própria identidade.

A realizar-se, este negócio será um dos mais importantes deste ano. Teremos depois de perceber se os dois serviços de streaming irão ser fundidos ou continuarão separados, sendo que provavelmente uma unificação será mais vantajosa para o Spotify.


Também poderão gostar


Comentar