Otimização para motores de busca (SEO)

Aprenda o que é SEO e os cuidados que deverá ter ao explorar essa área para melhorar os seus sites.

Otimização para motores de busca (Search engine optimization – SEO) é uma área de desenvolvimento de sites que procura melhorar a forma como o conteúdo dos mesmos é classificado pelos motores de busca. Várias abordagens são tomadas para atingir esse objetivo, inclusive através da certificação de que o mapa do site facilita aos visitantes encontrar o conteúdo, que as páginas são compatíveis com dispositivos móveis e que carregam rapidamente.

Embora existam empresas legítimas que ajudam sites a melhorar os seus rankings, no geral os serviços que oferecem não substituem a própria ação do webmaster. Para além disso, navegadores como a Google estão atentos a tentativas pouco naturais de tentar “enganar” o seu PageRank. Em vez de tentar enganar o sistema, os webmasters devem concentrar-se em fornecer aos visitantes conteúdo útil e uma boa experiência de navegação. Em parte devido à proliferação de ofertas falsas, o termo “search engine optimization” tem obtido uma reputação negativa em alguns círculos.

Antes de iniciar um projeto de SEO, cada proprietário de sites deve ler atentamente todas as diretrizes que cada motor de busca fornece e sugere, de modo a seguir as melhores práticas recomendadas. Não só irá ajudá-lo com melhores classificações das páginas nos resultados de pesquisa, mas também evitará que cometa erros que possam prejudicar a classificação.

O pior pesadelo para um webmaster seria ver o seu site na lista negra de um motor de busca. Para evitar que isso aconteça, é preciso saber o que pode e o que não pode fazer no que diz respeito ao SEO. A Google, por exemplo, oferece apoio nessa área, no seu blog e fórum oficial.

Imagem: 3 Media Web


Também poderão gostar