O que é a moeda Bitcoin

Amada pelos internautas e odiada pelos bancos e governos, a criptomoeda Bitcoin faz parte da nossa vida online.

A Bitcoin é uma moeda digital (também chamada de criptomoeda), que não é apoiada por bancos ou governos de qualquer país. Os Bitcoins podem ser trocados por produtos ou serviços com os vendedores que os aceitem como pagamento.

As transações de Bitcoins são feitas através da troca digital de códigos anónimos, fortemente criptografados através de uma rede P2P. Os monitores de rede P2P verificam a transferência de Bitcoins entre os utilizadores. Bitcoins de cada internauta são armazenados num programa chamado de carteira digital, que também detém o endereço do utilizador que envia e recebe Bitcoins, bem como uma chave privada conhecida apenas pelo próprio.

A rede desta moeda digital está projetada para gerar matematicamente não mais de 21 milhões de Bitcoins e está configurada para lidar com a inflação. Cada Bitcoin vale cerca de 100 dólares.

Nos Estados Unidos, bem como em muitos outros países, esta criptomoeda é altamente controversa. Isto acontece porque os Bitcoins podem ser utilizados para transferir anonimamente fundos ilícitos ou ocultar rendas não declaradas. Os bancos e os governos são os principais inimigos desta rede digital, dado que perdem receitas diretas e indiretas devido a esta criptomoeda.

Agências policiais perseguem constantemente os quadros que administram toda a rede Bitcoin. Apesar disso ela continua a existir, dado que os responsáveis pela mesma são substituídos por outras pessoas quando são detidos ou processados judicialmente, o que significa que provavelmente a Bitcoin está no mundo online para ficar.

Imagem: Blockchain Tech


Também poderão gostar