Samsung terá de pagar 119 milhões de dólares à Apple

O Tribunal de Recursos dos Estados Unidos de razão à Apple num processo que está empresa abriu contra a Samsung, por violação de patentes.

A gigante sul-coreana Samsung terá de pagar 119,6 milhões de dólares (cerca de 110 milhões de euros) à Apple por violação de patentes. Foi o Tribunal de Recursos dos Estados Unidos quem lançou a sentença definitiva, que se torna assim uma vitória da Apple contra a sua maior concorrente. As duas empresas estão envolvidas em guerras judiciais, para além das guerras comerciais, mas obviamente tudo dentro da honradez e respeito exigido às duas empresas.

A guerra nos tribunais começou em 2011, quando a empresa fundada por Steve Jobs processou a Samsung por plágio de algumas das suas ideias inovadoras, como por exemplo a opção “deslizar para desbloquear” nos smartphones que utilizam o sistema Android. Desde então, ambas as gigantes procuram por qualquer coisa, por mais pequena que seja, para processarem a rival.

Quanto a este caso, no início do ano a Samsung tinha vencido o processo em primeira instância, mas a Apple recorreu para o Tribunal de Recursos que acabou por dar razão à empresa de Tim Cook. Os sul-coreanos terão de ir aos seus cofres para entregar quase 120 milhões de dólares à concorrente, o que representa um grande rombo nas suas contas.

Nos Estados Unidos, a Apple perdeu o trono para a Samsung. Se a empresa sul-coreana continuar a crescer, certamente que este embate de titãs chegará ao fim. A Samsung poderá, dentro de alguns anos, acabar com a Apple comercialmente; isto é, ao tirar-lhe uma boa parte dos seus consumidores. Mas o poder da Apple ainda é imenso, pelo que esta empresa também poderá ter cartas na manga para jogar no futuro. No fundo, quem ganha com esta guerra são os consumidores, pelo que para nós é bom que ela continue.

Imagem: AppleNApps


Também poderão gostar