O que é o Bluetooth

O Bluetooth está atualmente instalado em todos os telemóveis modernos e permite enviar e receber ficheiros de forma direta. A tecnologia é conhecida em todo o mundo.

O Bluetooth é uma ferramenta da indústria de telecomunicações presente em telemóveis, computadores e assistentes pessoais digitais que permite uma interconexão sem fio de curto alcance. Usando esta tecnologia, os utilizadores de smartphones, PCs, tablets e assistentes pessoais digitais podem enviar e receber ficheiros de forma direta e simples. O Bluetooth permite o emparelhamento entre os dispositivos, ação que faz com que todo o sistema funcione.

O sistema requer que um chip emissor-receptor de baixo custo seja incluído em cada aparelho. Esse chip transmite e recebe os ficheiros numa banda de frequência de 2,45 GHz que está disponível globalmente (com alguma variação de largura de banda em diferentes países). Para além dos dados, até três canais de voz estão disponíveis. Cada dispositivo tem um endereço exclusivo de 48 bits do padrão IEEE 802. As ligações podem ser ponto-a-ponto ou multiponto. O alcance máximo é de 10 metros. Os dados podem ser trocados a uma taxa de 1 megabit por segundo (até 2 Mbps na segunda geração da tecnologia). Um esquema de frequência hop permite que os dispositivos comuniquem entre si mesmo em áreas com muita interferência eletromagnética.

O Bluetooth é uma característica da tecnologia móvel extremamente importante atualmente. Todos os dispositivos que saem das fábricas vêm equipados com esta ferramenta, que se tornou numa das favoritas na hora de trocar fotos entre telemóveis. Apesar de o sistema funcionar apenas a curto alcance, não deixa de ser um dos métodos preferidos das pessoas para trocar informações digitais umas com as outras.

A tecnologia tem o seu nome incomum em homenagem a Harald Bluetooth, que foi rei da Dinamarca em meados do século X.

Imagem: Leak.pt


Também poderão gostar