O que é CAPTCHA e como funciona

Um CAPTCHA evita que bots possam enganar os motores de busca e é um sistema que garante que os seres humanos estão no comando das operações.

Um CAPTCHA é um teste do sistema de pergunta-resposta concebido para diferenciar humanos de programas automatizados. Um CAPTCHA diferencia entre o humano e o bot, definindo alguma tarefa que é fácil para a maioria dos seres humanos executar, mas é mais difícil para bots atuais.

Esse teste costuma ser uma conta matemática ou a reprodução de uma palavra que utiliza diferentes estilos de letra. Neste último caso, os programas automáticos têm imensa dificuldade em definir a palavra que é apresentada, enquanto que um ser humano facilmente a identifica. Outros CAPTCHAs colocam imagens distintas, sendo que o utilizar deve escolher aquelas que pertencem ao mesmo tema.

CAPTCHAs são muitas vezes utilizados para parar bots e outros programas automatizados de utilizarem blogs para afetar rankings em motores de busca, inscreverem-se em contas de email para enviar spam ou tomarem parte nas pesquisas online.

Frequentemente, um CAPTCHA apresenta um arquivo de imagem de caracteres alfanuméricos um pouco distorcidos. Normalmente um ser humano pode ler os caracteres na imagem sem muita dificuldade. Um programa bot é capaz de reconhecer que o conteúdo contém uma imagem, mas não tem ideia do que é a imagem. Para facilitar a vida de pessoas com dificuldades visuais, alguns CAPTCHAs utilizam arquivos de áudio. Neste último sistema, o ser humano ouve uma série de letras ou palavras curtas que ouve para depois provar que não é um bot.

Quando o utilizador completa um desafio CAPTCHA satisfatoriamente, é concedido o acesso. O seu endereço ou dados de login é depois ocasionalmente adicionado a uma lista de permissões para que ele não seja solicitado a fazer o teste na sua próxima visita.

Imagem: PinnacleCart


Também poderão gostar