O que é uma base de dados

Em computação, uma base de dados é uma coleção de informações que é organizada de um modo que possa ser facilmente acessada, gerenciada e atualizada.

A computação não funcionaria sem as bases de dados. Existem muitos tipos de bases de dados, mas em geral podem ser classificadas de acordo com os seus tipos de conteúdo: bibliográfica, texto, numérica ou imagens.

As bases de dados às vezes são classificadas de acordo com a sua abordagem organizacional. A abordagem mais comum é a base de dados relacional, um banco de dados de uma tabela, na qual os dados são definidos de modo que possa ser reorganizada e acedida de maneiras diferentes. Uma base de dados distribuída é aquela que pode ser dispersa ou replicada entre os diferentes pontos de uma rede. Uma base de dados de programação orientada a um objeto é aquela que é congruente com os dados definidos no respetivo objeto em classes e subclasses.

As bases de dados de computador normalmente contêm agregações de registos de dados ou arquivos, tais como transações de vendas, catálogos de produtos e inventários ou perfis de clientes. Normalmente, um gerente de banco de dados fornece aos utilizadores a capacidade de controlar o acesso de leitura/escrita, especificando a geração de relatórios e análise de uso.

As bases de dados de administradores de sites são predominantes em sistemas de gama alta, mas também estão presentes em sistemas de gama média e estações de trabalho distribuídas menores, como o AS/400, e em computadores pessoais. SQL é uma linguagem padrão para fazer consultas interativas e para atualizar uma base de dados como a DB2 da IBM, a SQL Server da Microsoft e que também funciona para os produtos da Oracle e da Sybase.

Imagem: Dragomon Hunter Fan


Também poderão gostar