Cuidado com as mensagens do Facebook sobre imagens denunciadas

Circula no Facebook um malware que está a afetar muitos utilizadores, sendo que a rede social não tem qualquer responsabilidade sobre o mesmo nem parte dela as mensagens maliciosas.

Utilizadores do Facebook estão a receber mensagens privadas supostamente do próprio Facebook onde este informa que uma imagem foi denunciada por conter conteúdo ilegal ou pornográfico. Na mensagem vem um link que o utilizador deve clicar para obter mais informações sobre a suposta denúncia, mas ao clicar nesse link um malware é instalado no PC ou dispositivo móvel da vítima. Esse download malicioso permite depois aos criminosos coletar informações pessoais do utilizador que comete o erro de clicar no link.

Foram os especialistas de segurança da Stity Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus Avast, que primeiro descobriram este novo problema para os utilizadores da rede social. Marco Rodrigues, que trabalha na área da segurança na Stity Tecnologia, sugere que as pessoas devem imediatamente eliminar as mensagens recebidas deste tipo, pelo menos até o Facebook identificar a origem desta atividade cibercriminosa.

Rodrigues explicou que “trata-se de mais uma artimanha dos criminosos que apostam na desatenção dos utilizadores. Neste caso, por exemplo, quem receber esta mensagem irá perceber que o seu perfil se mantém ativo e a sua rede social funcionando perfeitamente. Em caso de dúvidas, o próprio Facebook possui uma central de dúvidas onde o utilizador pode conhecer mais sobre a sua política para conteúdos impróprios ou abusivos.”

O Facebook continua a ser um terreno de caça para os cibercriminosos por causa da juventude da maior parte dos utilizadores e também por estes estarem habituados a receber mensagens privadas do Facebook e a depararem-se com conteúdo invulgar.

Imagem: Baboo


Também poderão gostar