Adolescentes preferem o YouTube à TV por cabo

É um sinal dos novos tempos. Especialmente por causa das emissões em direto no YouTube, os jovens preferem esta aplicação da Google à TV por cabo.

As emissões em direto no YouTube explicam o aumento da preferência dos jovens por esta popular aplicação em relação à TV por cabo, mas o facto de o YouTube estar repleto de milhões de vídeos para todos os gostos, incluindo imensos documentários e programas televisivos à escolha, também é um factor importante para a preferência deste canal multimédia por parte da juventude em todo o mundo.

O último relatório que aponta para a preferência do YouTube em relação à TV por parte dos adolescentes foi encomendado pelo banco de investimento PiperJaffray, e envolveu uma amostra de 10 mil jovens. Este relatório demonstrou que a TV por cabo tem perdido audiência para o YouTube. A diferença não é gigante: de acordo com o universo de adolescentes analisados, 26% assiste ao YouTube todos os dias, 25% TV por cabo e os restantes 49% preferem outros canais multimédia ou preferiram não responder.

Desses 49% a Netflix ocupa uma parcela significativa: 38% assiste diariamente a filmes ou séries nessa aplicação que realmente está a obter um enorme sucesso. Podemos dizer que tanto o YouTube como a Netflix estão a ganhar a guerra pelas audiências. O futuro passa pela luta pela maior fatia de mercado por parte dos dois gigantes da multimédia, enquanto que a tradicional televisão se encaminha para o seu fim, pelo menos na forma como atualmente a conhecemos e encaramos.

Estes números também indicam que as grandes empresas certamente que passarão a gastar menos dinheiro em anúncios para passarem na televisão. O YouTube apresenta-se como um mercado mais aliciante para conquistar novos consumidores.


Também poderão gostar