Google Notícias passará a ter o famoso “Fact Check”

A partir de agora os artigos no Google Notícias passarão a ter um pequeno ícone que informa se a notícia é confiável ou não.

A Google deve ter ido buscar inspiração a Hillary Clinton, que por causa das constantes mentiras de Donald Trump criou no seu site um “Fact Check” (verificação do facto). Essa informação importante passará a estar acoplada às notícias para que os leitores possam confiar nelas. Infelizmente, existem muitos sites informativos que introduzem supostos “factos” bombásticos nos seus artigos, para elevarem o número de visitas, mas este novo sistema de verificação de factos no Google Notícias ajudará a separar o trigo do joio.

O Fact Check é basicamente uma etiqueta que será exibida ao lado das notícias que foram devidamente verificadas pela Google, de modo que assim se torna mais fácil identificar jornalistas experientes de simples autores. Não está aqui em causa o facto de ser necessário ser jornalista para escrever conteúdo de qualidade, mas estes normalmente têm acesso a fontes fiáveis mais facilmente do que as pessoas que trabalham fora dessa área.

O crescimento da aplicação de notícias da Google já exigia o sistema de Fact Check há muito tempo. Cada vez mais sites fazem parte do Google Notícias e os artigos noticiosos surgem agora igualmente cada vez mais nos primeiros resultados de pesquisas efetuadas no motor de busca da empresa norte-americana, pelo que a informação necessita de ser verificada de modo a não induzir as pessoas em erro. Os artigos com o ícone Fact Check ficarão, dada a sua confiabilidade, nos primeiros resultados das pesquisas, enquanto que os não verificados ficarão pior classificados no PageRank da Google.

O novo sistema já está disponível nos Estados Unidos e brevemente também estará ativo em Portugal.

Imagem: TugaTech


Também poderão gostar