Novo sistema da Microsoft é capaz de entender a fala humana

A Microsoft deu um passo de gigante na área da inteligência artificial. Um novo sistema da empresa dedicado a essa área é capaz de perceber o que as pessoas falam.

Um novo software de reconhecimento de voz desenvolvido pela divisão de Inteligência Artificial e Pesquisa da Microsoft consegue entender a linguagem falada tão bem quanto um ser humano. Para ser inserido na Cortana, este novo avanço na área da IA será extremamente útil no mercado tecnológico atual, onde sistemas que sejam capazes de perceber o que diz uma pessoa são cada vez mais procurados.

O mais engraçado deste sistema de reconhecimento de fala da Microsoft é que ele, como um ser humano, não é perfeito. Comete alguns erros e também não entende certas coisas, mas nada de muito grave. Aliás, o software atingiu as capacidades humanas, e era isso que todos procurávamos que surgisse no mundo moderno: uma inteligência artificial com “paridade humana”, tal como disse a Microsoft em comunicado.

O vice-presidente executivo do grupo de Inteligência Artificial e Pesquisa da empresa de Bill Gates, Harry Shum, manifestou a sua felicidade e o seu orgulho pelos avanços no reconhecimento de fala humana ao dizer que “há apenas cinco anos atrás, eu não acreditava que poderíamos ter chegado a este ponto. Eu simplesmente não acreditava que seria possível.”

E como conseguiu a Microsoft esta proeza? O sistema utiliza redes neurais que processam uma enorme quantidade de informações, o que o torna capaz de aprender por si mesmo a reconhecer cada vez mais padrões de fala à medida que vai crescendo o número de dados inseridos no software. Ou seja, quanto mais o sistema ouve um humano falar, mais aprende e consequentemente mais completo se torna.

Imagem: Tecnoblog


Também poderão gostar