O que são eBooks e os seus dispositivos de leitura

Cada vez mais na moda, um eBook é um elemento importante no mundo moderno. Neste artigo descrevemos o que são e também como funciona um leitor desses livros eletrónicos.

Um eBook é uma versão eletrónica de um livro impresso tradicional que pode ser lido através de um computador pessoal, um dispositivo móvel ou utilizando um leitor de eBooks. Os leitores podem comprar um eBook em vários sites criados para o efeito, sendo que o download desse tipo de documentos demora apenas entre alguns segundos a poucos minutos.

Embora não seja necessário usar um leitor de eBooks para ler um exemplar (a maioria dos livros eletrónicos podem ser lidos como arquivos PDF), eles são populares porque permitem opções semelhantes às de um livro de papel – os leitores podem marcar páginas, fazer notas, realçar passagens e guardar textos selecionados. Para além dessas possibilidades familiares, os leitores de eBooks também incluem dicionários bem como tamanhos e estilos de texto e letra alteráveis. Normalmente, um leitor de eBooks pode armazenar entre quatro mil a meio milhão de páginas de texto e gráficos. Uma característica popular é o seu ecrã retro-iluminado (que torna a leitura no escuro possível).

Alguns eBooks podem ser baixados gratuitamente ou a custo reduzido, especialmente aqueles criados por iniciantes na escrita que pretendem divulgar o seu trabalho. No entanto, os preços de muitos eBooks – especialmente os best sellers – apresentam preços semelhantes aos dos livros de capa dura, e às vezes ainda são mais elevados.

A grande quantidade de eBooks atualmente disponível no mercado dificulta a escolha dos leitores, pelo que antes de uma compra arriscada é sempre bom pesquisar nos motores de busca por sites que se dedicam à crítica das novas edições, sejam estas de autores conhecidos ou desconhecidos pelo grande público. Existem também algumas organizações online que disponibilizam gratuitamente eBooks de qualidade.


Também poderão gostar