O que são os grupos do Facebook

O Facebook oferece a possibilidade de os seus utilizadores criarem grupos ou participarem nos milhares que já foram criados.

Um grupo no Facebook é uma página criada por uma organização ou negócio para promover atividades ou marcas. Os utilizadores podem juntar-se a um grupo e postar os seus pensamentos na cronologia do mesmo e também interagir através de tópicos de discussão. Apesar de os grupos no Facebook terem sido no início dessa rede social a principal forma de as empresas ganharem consumidores ou as organizações promoverem as suas atividades por muitos anos, a introdução de páginas de fãs em 2007 eliminou a primazia dos mesmos.

Embora semelhantes, grupos e páginas oferecem às empresas e organizações diferentes maneiras de alcançar o seu público. Principalmente, as páginas de fãs têm a vantagem de serem capazes de exibir informações diretamente nos feeds de notícias dos seus seguidores, enquanto que os grupos não podem. As páginas também tendem a ter oportunidades mais elevadas no que respeita à otimização para motores de busca do que os grupos. No entanto, estes últimos oferecem aos seus administradores a possibilidade de enviar mensagens privadas aos seus membros, enquanto que nas páginas não é possível.

Inicialmente, apenas existiam grupos criados pelas grandes empresas ou pelas organizações mais importantes, mas atualmente existem no Facebook grupos para todos os gostos. Os grupos dedicados ao desporto, às personalidades e à discussão de jogos ou programas televisivos são os mais populares. Outras áreas movimentadas no que diz respeito a esse tipo de comunidades são a moda, a culinária, a beleza e os eventos de entretenimento.

Apesar de existirem mais páginas do que grupos na rede social, estes continuam a ser essenciais para os milhões de utilizadores que diariamente visitam a rede social.

Imagem: Planeta Y


Também poderão gostar