AT&T considera comprar a Time Warner

A AT&T iniciou negociações para comprar a Time Warner. A realizar-se, o negócio poderá dar origem a um verdadeiro titã no mercado das telecomunicações.

Foi a Bloomberg quem avançou com a notícia. A AT&T já telefonou aos altos quadros da Time Warner para investigar a hipótese de uma fusão, um negócio que a acontecer abalaria o mundo das telecomunicações. Ao que parece, a AT&T quer comprar todos os ativos da Time Warner: empresas, serviços e produtos. Não é coisa pouca, milhares de milhões de euros estão em jogo.

Tudo está ainda no início, mas parece que a gigante AT&T ficou preocupada com a compra da rede NBCUniversal pela Comcast em 2010, operação que está a dar agora os seus frutos e a incomodar a empresa. Com a compra da Time Warner, a AT&T estabeleceria assim uma posição forte no mercado das telecomunicações.

Este potencial negócio ainda terá de percorrer muitas etapas. As duas empresas precisam de medir os prós e contras, especialmente a Time Warner, e os consultores financeiros necessitam também de aprovar a fusão, tal como a Justiça norte-americana.

Imaginando que o negócio se concretiza, a AT&T passará para a liderança no mercado do entretenimento e informação, dado que muitos dos programas que passam nos canais por cabo e muito do conteúdo presente na Internet pertencem à Time Warner. O que ainda não se sabe é se a Time Warner Cable estará envolvida no negócio, mas as marcas que pertencem à divisão Inc. desta empresa visada pela AT&T é na mesma considerável.

Como este tipo de negócios que envolvem milhares de milhões de euros envolvem muitas variáveis e etapas sensíveis, é possível que só em 2017 ou 2018 ele se realize totalmente, caso o interesse no mesmo permaneça em ambas as partes.


Também poderão gostar