O que é o Firefox

O navegador Mozilla Firefox é um dos mais populares para os internautas de todo o mundo. Repleto de extras para o personalizar ao gosto de cada um, é também o browser mais versátil atualmente disponível.

O Firefox é um navegador da Web que ocupa menos espaço, é mais rápido e de certa forma mais seguro do que o navegador Mozilla a partir do qual grande parte do seu código foi originalmente derivado. Em comparação com o Internet Explorer, o Firefox oferece aos internautas uma interface mais limpa e velocidades de download mais rápidas.

O lançamento da primeira versão deste navegador teve lugar em 9 de novembro de 2004. Atualmente, cerca de 20% de todos os utilizadores da Internet do mundo utilizam o Firefox, ficando este atrás apenas do Google Chrome (50%) e do Internet Explorer (22%).

O Firefox inclui a maioria dos recursos com os quais os utilizadores de outros navegadores estão familiarizados. Este navegador também possui várias ferramentas que outros navegadores não têm, como uma barra de favoritos e navegação por abas que permitem que um utilizador possa saltar rapidamente entre vários sites. Outros navegadores, desde então, adotaram muitas destas características, embora os desenvolvedores do Firefox continuem a criar novos plugins que oferecem maior usabilidade e funcionalidade.

O navegador contém também algumas opções que facilitam a pesquisa por informações. Existe uma ferramenta conhecida como “localizar ao digitar”. Caso este recurso esteja ativado, o utilizador poderá iniciar a digitação de uma palavra enquanto ao mesmo tempo visualiza a página, e depois automaticamente o Firefox destaca o primeiro resultado que encontra. Esta ferramenta é sempre aprimorada mediante a sua utilização.

Imagem: Pplware – Sapo


Também poderão gostar