Facebook Messenger: o que é e como funciona

O Facebook Messenger é atualmente uma das aplicações mais populares nas lojas online de aplicações gratuitas.

O Facebook Messenger é uma aplicação móvel do Facebook que permite a comunicação de chat, voz e vídeo, sendo que os recursos específicos variam de acordo com o dispositivo do utilizador e a sua localização geográfica. O Messenger está disponível para iOS, Android, Windows 10 e dispositivos Blackberry e os utilizadores podem conectar-se à aplicação através de Wi-Fi ou de um plano de dados móveis.

Em sistemas Android, a aplicação também integra mensagens de texto (SMS) para que os utilizadores não tenham de alternar entre as interfaces de comunicação para diferentes contatos. Uma vez que o utilizador seleciona “Messenger” como o cliente padrão SMS, as mensagens de texto e o chat do Facebook estão disponíveis através da interface. Os SMS são codificados pela cor roxa para diferenciá-los das mensagens do chat que apresentam a cor azul.

Este recurso do Facebook está perfeitamente integrado com o site normal da rede social e também com a aplicação primária, pelo que o utilizador ao aceder ao Messenger encontrará, após o login, todos os seus contatos e até as mensagens privadas que enviou e recebeu pelo site ou pela aplicação normal do Facebook. O utilizador também pode alternar de contas no Messenger, pelo que o serviço se adequa para toda a família do mesmo.

Em abril de 2016, o Facebook informou que a sua aplicação já conta com mais de 900 milhões de utilizadores em todo o mundo. Na Google Play Store, por exemplo, a aplicação é a segunda mais popular. O facto de o Facebook ter inserido uma sugestão automática para o download da aplicação nos serviços regulares de mensagens privadas do seu site, fez com que o número de utilizadores do Messenger aumentasse bastante nos últimos tempos.

Imagem: VentureBeat


Também poderão gostar