Erro no sistema informático é o culpado pelo fracasso da missão da ESA a Marte

Erro de software causa o fracasso da aterragem da sonda da ESA em Marte.

Na semana passada, dia 19, uma sonda da Agência Espacial Europeia despenhou-se na superfície de Marte devido a um erro de software. Batizada de Schiaparelli, a sonda deveria ter aterrado suavemente no solo do planeta vermelho, mas a missão acabou por ser um fracasso cuja causa foi agora descoberta após intensas investigações.

A missão deste dispositivo da ESA era precisamente provar que era possível aterrar suavemente em Marte, para que os conhecimentos técnicos da empresa fossem mais tarde aplicados em missões tripuladas onde uma aterragem segura é obviamente crítica. O propósito do projeto não foi alcançado por causa de um erro do software incorporado na sonda.

O que aconteceu foi que a equipa da ExoMars perdeu o contato com a Schiaparelli cerca de um minuto antes da aterragem. Todos temeram o pior, que infelizmente se veio a confirmar quando a Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, divulgou uma fotografia da zona do planeta vermelho onde a sonda da ESA deveria ter pousado. Na fotografia, era possível ver uma cratera recente.

A investigação do acidente foi realizada por especialistas da ExoMars, que concluíram que o fracasso da aterragem foi causado por um defeito na programação da sonda. Ela ejetou o seu escudo térmico e o paraquedas antes da hora, sendo que a razão para esta ação ainda é um mistério, e depois surgiu o erro do software quando os propulsores do aparelho foram acionados por apenas três segundos, e não por trinta tal como estava programado. O resultado final foi uma nova cratera em Marte.

Os especialistas acreditam que os sensores da sonda erroneamente detectaram que o solo estava mais próximo do que realmente estava, o que provocou a ativação do paraquedas e o desligamento dos propulsores. Como o aparelho se encontrava muito acima da superfície, onde a atmosfera é incrivelmente rarefeita, a Schiaparelli caiu como uma pedra na superfície do planeta vermelho.

Imagem: TG La7


Também poderão gostar