O que é o Sistema de Posicionamento Global (GPS)

O Sistema de Posicionamento Global (SPG) é mais conhecido por GPS (Global Positioning System) e é atualmente indispensável para a vida moderna, especialmente para a aviação.

O Sistema de Posicionamento Global é uma “constelação” de cerca de 30 satélites espaciais que orbitam a Terra e tornam possível para as pessoas com receptores de terreno identificarem a sua localização geográfica. A precisão da localização é em qualquer lugar de 10 a 100 metros para a maioria dos equipamentos, mas pode ser melhorada para cerca de 1 metro com equipamento militar especial. O GPS é amplamente utilizado no mundo moderno tecnológico e agora o custo de produção dos receptores diminuíu muito, pelo que qualquer pessoa pode possuir um.

O GPS está a ser bastante utilizado na ciência para fornecer dados que nunca estiveram anteriormente disponíveis, tanto na quantidade como no grau de precisão desse sistema. Por exemplo, os cientistas estão utilizando o GPS para medir o movimento dos lençóis de gelo ártico, das placas tectónicas e também a atividade vulcânica.

A tecnologia GPS móvel permitiu que os atuais smartphones sejam um meio conveniente e altamente eficiente para os utilizadores receberem instruções de navegação através de um processo de sistema de posicionamento global chamado de “triangulação”. O receptor GPS integrado de um telemóvel comunica com um conjunto de satélites e assim consegue fornecer instruções de navegação, quer para aqueles que viajam num automóvel ou a pé. Os smartphones mais tecnologicamente avançados podem mesmo identificar ruas e atrações turísticas em mapas, bem como proporcionar essas opções juntamente com um assistente de voz, isto é, narradas.

Para a aviação, o GPS é absolutamente essencial. Os controladores de tráfego aéreo comunicam com os aviões e determinam a sua localização através do sistema de posicionamento global. Sem GPS, e dada a quantidade de voos diários atualmente em todo o mundo, a indústria de aviação enfrentaria um colapso total.

Imagem: Pplware – Sapo


Também poderão gostar