O que são meta tags

As meta tags são extremamente importantes na otimização de um site para motores de busca. Elas ajudam os motores de busca a interpretar corretamente o conteúdo de um site, para que os internautas encontrem nos resultados de pesquisa aquilo que verdadeiramente procuram.

Uma meta tag é uma tag (isto é, uma declaração de codificação) na linguagem HTML que descreve algum aspecto do conteúdo de uma página Web. A informação contida numa meta tag é utilizada pelos motores de busca para indexar uma página, para que depois alguém que esteja à procura de informações que a página contém as consigam encontrar nos resultados de pesquisa. A meta tag é colocada perto do topo (head) no código HTML de uma página Web.

Existem vários tipos de meta tags, mas as mais importantes para a indexação de uma página Web pelos motores de busca são aquelas respetivas às palavras-chave e à descrição. A meta tag palavras-chave lista as palavras ou frases que melhor descrevem o conteúdo da página, enquanto que a meta tag descrição inclui uma breve descrição – uma ou duas frases – da página. Ambas as meta tags palavras-chave e descrição são usadas pelos motores de busca para acrescentarem mais páginas de um site aos seus resultados de pesquisa. Alguns motores de busca também utilizam a meta tag descrição para mostrar ao internauta um resumo do conteúdo da página.

Embora a maioria dos motores de busca também utilizem o conteúdo de uma página como uma maneira de determinar como indexá-la, sem ser necessário o criador da mesma incluir meta tags no código HTML, este consegue receber mais visitas ao utilizá-las porque uma correta descrição do conteúdo de um site acaba por provocar uma subida do mesmo no PageRank.

Imagem: Cohlab


Também poderão gostar