Considerações sobre a Blogosfera

A Blogosfera é constituída por milhões de blogs sobre os mais variados assuntos.

A Blogosfera é um termo que alguns escritores têm usado para descrever as bases do jornalismo interativo possibilitado pelos autores de blogs e a relação simbiótica entre blogueiros e jornalistas tradicionais. Nesta relação, os blogueiros muitas vezes citam artigos jornalísticos e os jornalistas tradicionais por sua vez têm ideias para histórias que surgem devido aos posts publicados em blogs que visitam regularmente.

Podemos comparar os milhões de blogs e os seus autores e visitantes como um ecossistema. Outro ponto de vista é que o fenómeno participativo do blog e o seu impacto sobre o jornalismo criou o equivalente no século XXI da casa de café do século XVIII, um lugar onde qualquer pessoa interessada podia reunir-se para trocar notícias e opiniões em público.

Os blogs permitem que acontecimentos importantes noticiados pela Imprensa sejam desenvolvidos por testemunhas oculares e também permitem que as pessoas encontrem nichos específicos que são do seu interesse. O formato do blog faz com que seja possível aos leitores adicionarem mais informações ou correções, através dos comentários. Os jornalistas podem então utilizar essas informações para relatar e consolidar as notícias para um público mais amplo. E, por sua vez, os blogueiros tendem a referir-se a esses artigos jornalísticos, às vezes usando-os como fonte para posts e opiniões adicionais.

Um problema da Blogosfera é que os autores tendem a colocar imensos links para sites externos, o que acaba por aumentar a largura de banda dos servidores onde esses sites estão localizados. Notícias muito importantes ou populares, como crises políticas ou o falecimento de celebridades, geralmente “deitam abaixo” o Website que primeiro informa sobre o acontecimento. Ultimamente esta situação tem sido menos comum, dado o crescimento das redes sociais, mas ainda acontece.

Imagem: youPIX – Uol


Também poderão gostar