A gigante Alphabet Inc.

A holding Alphabet Inc. detém atualmente vários serviços importantes na Internet, como a empresa Google.

A Alphabet Inc. é um conglomerado fundado pela Google para servir como sua holding, o que significa que após essa operação a empresa norte-americana passou a ser uma subsidiária da propriedade total da Alphabet.

A Google mantém o serviço das pesquisas realizadas pelos internautas, o YouTube, o sistema operacional Android e os seus aplicativos, enquanto que outros ramos da antiga empresa, incluindo Calico, Google Ventures, Google Capital, Google X e Nest Labs são também subsidiárias da Alphabet, tendo cada uma o seu próprio CEO.

A holding foi fundada no dia 2 de outubro de 2015 pelos co-fundadores da Google, Sergey Brin e Larry Page. O primeiro ficou como presidente da nova empresa e Larry Page como CEO. O antigo chefe de produtos da Google, Sundar Pichai, tornou-se CEO da subsidiária. As ações da Google foram transferidas para a Alphabet.

De acordo com o anúncio de Larry Page, durante a criação da holding, os co-fundadores da Google escolheram o nome Alphabet (Alfabeto) para a nova empresa porque este é “uma coleção de letras que representam a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é a essência de como nós vemos o site de pesquisas da Google”. O nome foi bem aceite por todos os executivos da nova empresa.

No fundo, a operação serviu para organizar melhor a expansão imparável da Google, dado que era necessário que cada ramo de negócios tivesse um CEO e política mais ou menos independente para todo o conjunto crescer e melhorar ainda mais. Em termos financeiros, a holding também foi muito bem recebida pelos acionistas e pelos colaboradores da Google, que passaram a negociar e trabalhar melhor com as várias subsidiárias da Alphabet.

Imagem: The Guardian


Também poderão gostar