Qualcomm compra NXP por 39 mil milhões de dólares

Trata-se do maior negócio de sempre no mercado dos semicondutores.

A Qualcomm comprou a NXP, uma concorrente no mercado dos semicondutores por 39 mil milhões de dólares. Ambas as empresas fabricam chips, mas vendem produtos diferentes. A Qualcomm procura assim obter o domínio na área comercial dos semicondutores com esta compra. Este é o maior negócio de sempre nesta divisão da indústria tecnológica.

Ambas as empresas anunciaram o negócio à Imprensa numa conferência em conjunto. Agora falta que os órgãos reguladores dos países onde as companhias operam aprovem a operação milionária, o que acontecerá após algumas avaliações. O principal foco da avaliação sobre este negócio será confirmar que não existe uma tentativa de obter o monopólio em áreas do mercado dos semicondutores, mas como as empresas vendem produtos diferentes não haverá em princípio objeções a esta operação recorde na história desta indústria.

A principal diferença entre as empresas é a seguinte: a Qualcomm opera principalmente em sistemas em um chip (SoC), como os Snapdragon, enquanto que a NXP distingue-se pelos seus chips individuais para comunicação, como os controladores de NFC que normalmente estão integrados em smartphones da Apple e da Samsung.

O CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, comentou o negócio da seguinte forma: “A aquisição da NXP acelera a nossa estratégia de estender a nossa tecnologia mobile para novas e robustas oportunidades. Combinando as capacidades líderes em SoC e tecnologia em planejamento da Qualcomm com os canais de venda e a posição nos mercados automotivo, de segurança e de Internet das coisas da NXP, nós estaremos melhor posicionados para empoderar nossos clientes.”

É expectável que o negócio esteja totalmente concluído no primeiro trimestre de 2017.

Imagem: Meu Novo Celular


Também poderão gostar