O que é o Google Analytics

O Google Analytics é um serviço de análise da Web gratuito que fornece estatísticas e ferramentas analíticas básicas para SEO (otimização para motores de busca). O serviço está disponível para qualquer pessoa com uma conta Google.

A Google comprou o Urchin Software Corporation em abril de 2005 e usou o produto Urchin on Demand daquela empresa como base para o seu serviço atual. Depois disso, a gigante californiana desenvolveu o Google Analytics a tal ponto que hoje é um dos serviços mais utilizados pelos webmasters para acompanharem as estatísticas dos seus sites.

Os recursos do Google Analytics incluem:

• Ferramentas de visualização de dados, incluindo um painel de controlo com estatísticas e gráficos de movimento que exibem alterações nos dados ao longo do tempo;
• Segmentação para análise de subconjuntos, tais como conversões;
• Relatórios personalizados;
• Partilha baseada em e-mail e comunicação;
• Integração com outros produtos da Google, como o AdWords e Ferramentas para Webmasters.

O Google Analytics é mais voltado para sites pequenos e médios. O serviço tem limitações que o tornam menos adequado para sites mais complexos e grandes empresas. O grande senão na utilização deste serviço da Google pelos grandes sites é que as estatísticas são basicamente uma amostra e carecem de mais profundidade e objetividade.

Alguns especialistas em segurança também têm levantado preocupações sobre questões de privacidade no Google Analytics. Isto porque através do Dashboard do Google Analytics os utilizadores podem recolher informações sobre pessoas cujos sites têm links para páginas de redes sociais como o Twitter ou o Facebook.

Imagem: Métricas Boss


Também poderão gostar