O que é o Google Trends

O Google Trends (Tendências) é uma ferramenta de pesquisa online que permite aos utilizadores ver quantas vezes palavras-chave, temas e frases foram consultadas ao longo de um período de tempo específico.

O Google Trends funciona analisando uma porção de pesquisas da Google para calcular quantas pesquisas foram feitas para os termos digitados, em relação ao número total de pesquisas feitas no motor de busca durante o mesmo período. Embora os dados fornecidos pelo Google Trends sejam atualizados diariamente, a Google inclui um aviso de que os dados “podem conter imprecisões por uma série de razões, incluindo questões de amostragem de dados e uma variedade de aproximações que são utilizadas para calcular os resultados”.

É possível consultar até cinco palavras ou tópicos simultaneamente no Google Trends. Os resultados são exibidos num gráfico que a Google chama de “Índice de volume de pesquisas”. Os dados do gráfico podem ser exportados para um arquivo .csv, que pode ser aberto no Excel ou em outras aplicações semelhantes.

Uma opção chamada “Google Trends para Websites” analisa o tráfego dos sites, em vez do tráfego para termos de busca específicos. Os dados incluem visitantes únicos e uma coluna para os países, o que mostra a percentagem de visitantes de uma região geográfica específica. Colunas com os títulos “Também visitou” e “Também procurou” mostram outros sites e outros termos de pesquisa que os visitantes de um site são susceptíveis de visitar e procurar.

Em 2008, a Google anunciou o Google Insights para pesquisas, um serviço que oferece recursos mais avançados para a exibição de dados das tendências de pesquisa. Empresas que utilizam o AdWords podem usar o Google Insights para afinar as suas estratégias de palavras-chave, pois essa opção permite-lhes examinar os ciclos de pesquisa e padrões para palavras-chave específicas e também a popularidade das mesmas por localização e intervalo de tempo.

Imagem: Google Trends – Think with Google


Também poderão gostar