O que é o Google Docs

Entre as muitas aplicações ligadas à Google, o Docs é uma das mais respeitadas e utilizadas.

O Google Docs é uma aplicação gratuita baseada na Web, no qual documentos e folhas de cálculo podem ser criados, editados e armazenados online. Os arquivos podem ser acessados a partir de qualquer computador com uma conexão com a Internet e um navegador da Web completo. O Google Docs faz parte de um pacote abrangente de aplicativos online oferecidos pela Google.

Os utilizadores do Google Docs podem importar, criar, editar e atualizar documentos e folhas de cálculo em várias fontes e formatos de arquivo, combinando texto com fórmulas, listas, tabelas e imagens. O Google Docs é compatível com a maioria das aplicações de software de apresentação e processador de texto. O trabalho pode ser publicado como uma página da Web ou como um manuscrito pronto para impressão. Os utilizadores também podem consultar quem vê o seu trabalho. O Google Docs é ideal para publicação dentro de uma empresa, para atualizar blogs ou para compor trabalhos para visualização pelo público em geral.

O Google Docs presta-se a projetos colaborativos em que vários autores trabalham em conjunto em tempo real em locais geograficamente diversos. Todos os participantes podem ver quem fez alterações específicas nos documentos e quando essas alterações foram efetuadas. Como os documentos são armazenados online e também podem ser armazenados nos computadores dos utilizadores, não há risco de perda total dos dados como resultado de uma catástrofe localizada.

No entanto, a natureza baseada na Internet do Google Docs deu origem a preocupações entre alguns autores de que o seu trabalho pode não ser privado ou seguro. A Google já emitiu várias declarações relativas a esses receios, reforçando a privacidade e segurança da sua aplicação.

Imagem: Spanning


Também poderão gostar