O que é o Google Hangouts

O Google Hangouts é uma plataforma da Google onde é possível enviar e receber mensagens instantâneas e onde os utilizadores podem falar uns com os outros através de chat de vídeo. A aplicação foi lançada no dia 15 de maio de 2013.

O Google Hangouts é um serviço de comunicações unificadas que permite que os membros iniciem e participem em chats de texto, de voz ou de vídeo, individualmente ou em grupo. Os Hangouts estão incorporados no Google+ e no Gmail, e os aplicativos para dispositivos móveis da plataforma estão disponíveis para dispositivos iOS e Android.

O Hangouts da Google é uma plataforma de colaboração bastante útil e económica para empresas. Muitas delas utilizam esta aplicação para os funcionários comunicarem eficazmente entre si. O sistema também possui uma opção chamada «Google Hangouts on Air», que permite que os utilizadores do Google+ transmitam chamadas de vídeo ao vivo no YouTube. O Hangouts on Air ganhou força como forma gratuita para as organizações realizarem seminários online e programas de entrevistas.

O Google Hangouts substituiu os recursos de chat anteriores criados no Google+ e no Gmail, bem como a aplicação autónoma do Google Talk. Os Hangouts também podem ser integrados no Google Voice, permitindo que os utilizadores desse serviço façam chamadas telefónicas domésticas gratuitas a partir dos seus dispositivos de computação.

Esta é uma plataforma da Google ainda pouco conhecida pelo público em geral. O facto de estar integrada no sistema Android ajuda a uma maior familiaridade, mas muitas pessoas continuam a optar por outras aplicações, como o Messenger ou Viber. Na prática, o Hangouts é uma plataforma mais recomendada para empresas do que para utilizadores individuais.

Imagem: The Next Web


Também poderão gostar