Como funcionam as salas de chat

Uma sala de chat é uma página na Web que fornece um local para comunidades de utilizadores com interesses comuns comunicarem uns com os outros em tempo real.

Fóruns e grupos de discussão, em comparação, permitem que os utilizadores postem mensagens, mas não têm capacidade para mensagens interativas. A maioria das salas de chat não exige que os utilizadores tenham algum software especial para poderem entrar nelas.

Os utilizadores de salas de chat inscrevem-se num site que oferece esse serviço, escolhem um nome de usuário e senha e fazem login numa determinada sala à sua escolha (a maioria dos sites tem várias salas de chat). Dentro dela, geralmente há uma lista das pessoas atualmente online, que também são alertadas de que outra pessoa entrou na sala de chat. Para conversar, os utilizadores digitam uma mensagem numa caixa de texto. A mensagem é quase imediatamente visível na área de mensagem comunal maior e as outras pessoas respondem. Os utilizadores podem entrar em salas de chat e ler mensagens sem precisar de enviar nenhuma, o que é uma prática conhecida como “espreita”.

Como as mensagens das salas de chat são espontâneas e instantaneamente visíveis, há um potencial de abuso, que pode ou não ser intencional. Os servidores dos sites que oferecem o serviço geralmente publicam uma lista de perguntas frequentes (FAQ) para orientar os utilizadores para o comportamento apropriado a ter numa sala — por exemplo, como apresentar-se nela quando entrar.

Muitos podem abusar verbalmente de outros utilizadores nas salas de chat, monopolizar a conversa ou até mesmo desativá-la digitando repetidamente a mesma palavra ou frase, uma prática conhecida como “rolagem”. Felizmente, os sites que fornecem as salas de chat têm introduzido muitas medidas de controlo e segurança, mas, no entanto, muitos deixam as suas salas ao abandono.

Imagem: Informatica Hoy


Também poderão gostar