O que são os Serviços do Google Play

Os serviços do Google Play são uma aplicação que é executada em segundo plano em dispositivos móveis equipados com o sistema operacional Android.

Os serviços do Google Play oferecem aos desenvolvedores uma biblioteca de interfaces de programação de aplicativos (APIs), que são usadas para fornecer às aplicações do Android funcionalidades essenciais, como serviços de autenticação, serviços de privacidade, serviços de localização e serviços de notificação push.

O Google Play APK (pacote de aplicativos Android) é instalado por padrão na maioria dos dispositivos Android e, se os serviços do Google Play estiverem desativados no lado do cliente, é muito provável que as aplicações no dispositivo móvel não funcionem corretamente. Para proteger a privacidade do utilizador, alguns serviços — incluindo o reconhecimento da localização — exigem que o usuário autorize (permita) o serviço antes de ele ser executado.

Os serviços do Google Play possuem dois recursos de segurança importantes: Verify Apps e SafetyNet. O primeiro é um serviço baseado em nuvem que verifica aplicações para códigos mal-intencionados antes que os utilizadores os instalem, se as mesmas são adquiridas na Google Play Store, e sinaliza as aplicações potencialmente prejudiciais. Este serviço também pode remover ou desativar uma aplicação sem a confirmação do utilizador. O segundo avalia se o dispositivo possui um modelo de segurança consistente com os requisitos de segurança do Android da Google, compila dados sobre possíveis ameaças e ataques de malware e atualiza as listas negras de aplicações e as configurações no dispositivo para evitar esses ataques.

O serviço Google Play atualiza as aplicações através da Google Play Store. As atualizações são feitas independentemente do sistema operacional Android ou das atualizações das próprias operadoras, para garantir uma melhor experiência do utilizador em sistemas operacionais fragmentados de dispositivos Android.

Imagem: Softonic


Também poderão gostar