O que é um cartão de memória flash

Um cartão de memória flash (às vezes chamado de cartão de armazenamento) é um pequeno dispositivo de armazenamento que usa a memória de semicondutores não voláteis para armazenar dados em dispositivos de computação portáteis ou remotos. Esses dados incluem texto, imagens, áudio e vídeo.

A maioria dos produtos atuais usa memória flash, embora outras tecnologias de memória estejam sendo desenvolvidas, incluindo dispositivos que combinam memória dinâmica de acesso aleatório com memória flash.

Há uma série de tipos de cartões de memória flash no mercado, grosseiramente divididos entre dispositivos de consumo para individuais e para empresas.

Os tipos de cartões de memória mais comuns são geralmente associados a dispositivos de consumo, como câmeras digitais, smartphones e tablets. Os cartões vêm em tamanhos variados, e as capacidades de armazenamento normalmente correspondem diretamente ao seu preço.

A maioria dos tipos de cartões de memória disponíveis têm uma memória não volátil, particularmente flash NAND. A memória não volátil protege os dados em caso de falha de energia, bug de software ou outra interrupção e também elimina a necessidade de atualizar periodicamente dados no cartão de memória. Como os cartões de memória usam mídia de estado sólido, eles não envolvem partes móveis e são menos propensos a sofrer dificuldades mecânicas.

Os cartões de memória oferecem uma série de vantagens em relação a uma unidade de disco rígido: são muito menores e mais leves, extremamente portáteis, silenciosos, permitem um acesso mais imediato e são menos propensos a danos mecânicos. No entanto, um disco rígido ainda oferece uma vantagem atraente: embora os preços de flash sejam mais baixos, um cartão de memória desse tipo ainda tem uma capacidade de armazenamento menor do que um disco rígido de alta capacidade.

Imagem: AliExpress.com


Também poderão gostar