O que é um site espelho

Um site espelho é um site ou conjunto de arquivos num servidor de computador que foi copiado para outro servidor para que o site ou arquivos estejam disponíveis em mais de um local. Na prática, trata-se de um site que é uma cópia exata de outro site.

Um site espelho tem o seu próprio URL, mas é idêntico ao site principal. Os dispositivos de balanceamento de carga permitem que sites de alto volume sejam escalados facilmente, dividindo o trabalho entre vários sites espelhados.

Um site espelho é geralmente atualizado com frequência para garantir que ele reflete o conteúdo do site original. Em alguns casos, o site original pode organizar um site espelho num local com mais espaço para dados e com uma velocidade mais alta de conexão à Internet e, talvez, uma localidade mais próxima a uma grande audiência.

Se o site original gera muito tráfego, um site espelho pode garantir uma melhor disponibilidade do site ou arquivos. Para sites que oferecem cópias ou atualizações de software amplamente utilizados, um site espelho permite que o site principal lide com demandas maiores e permite que os arquivos sejam baixados mais rapidamente. A Microsoft e outras empresas possuem sites espelho a partir dos quais o software do navegador pode ser baixado.

Os sites de espelho são usados para tornar o acesso ao site principal mais rápido quando este se encontra geograficamente distante daqueles que o acessam. Um servidor Web espelhado está muitas vezes localizado num continente diferente do site dominante, permitindo que os utilizadores perto do site espelho obtenham um acesso mais rápido e mais confiável.

O espelhamento de um site também pode ser feito para garantir que as informações possam ser disponibilizadas para lugares onde o acesso poderá eventualmente ser censurado. Em 2013, quando as autoridades chinesas bloquearam o acesso a meios de comunicação estrangeiros, como o The Wall Street Journal e a Reuters, o espelhamento de sites foi utilizado para restaurar o acesso e contornar a censura do governo.

Imagem: Web Design from Scratch


Também poderão gostar