O Twitter e os tweets

Twitter e tweets são termos conhecidos por todos os internautas. Em poucos anos, esta rede social alcançou um sucesso que só fica atrás do Facebook. Informações e entretenimento em frases curtas são uma propriedade característica do Twitter.

O Twitter é um serviço gratuito de microblogging que permite que os membros registados transmitam mensagens curtas chamadas tweets. Os membros do Twitter podem transmitir tweets e seguir os tweets dos outros utilizadores usando várias plataformas e dispositivos. Tweets e respostas para tweets podem ser enviados por SMS, pela aplicação da rede social ou no próprio site da plataforma.

As configurações padrão para o Twitter são públicas. Ao contrário do Facebook ou LinkedIn, onde os membros precisam de aprovar as conexões sociais, qualquer pessoa pode seguir qualquer outra no Twitter. Os tweets podem ser independentes ou estar conetados a um tópico geral, e os membros podem adicionar neles hashtags. A hashtag, que age como uma meta tag, é expressa como #palavra-chave.

Os tweets, que podem incluir hiperlinks, são limitados a 140 caracteres, devido às restrições do sistema de entrega de SMS do Twitter. Como os tweets podem ser entregues aos seguidores em tempo real, eles podem parecer como mensagens instantâneas para o um utilizador novo. Mas ao contrário de IMs que desaparecem quando o utilizador fecha a aplicação, os tweets também são publicados no site do Twitter. Eles são permanentes, são pesquisáveis e são públicos. Qualquer um pode pesquisar tweets na rede social, quer sejam membros ou não.

Nos Estados Unidos esta rede social é extremamente popular. Os norte-americanos adoram o facto de poderem transmitir informações em frases curtas, e a limitação de caracteres não constitui nenhum problema. Na Europa e especificamente em Portugal, o Twitter também é popular mas as pessoas preferem em geral o Facebook.


Também poderão gostar