Frederick Banting é homenageado pela Google com um doodle

Hoje (14 de novembro) a Google homenageia o médico canadense Frederick Banting com um doodle, para assinalar o 125º aniversário do nascimento desse doutor e investigador que foi um dos descobridores da insulina.

Esta segunda-feira, o médico Frederick Banting (1891-1941) é homenageado pela Google no dia do 125º aniversário do seu nascimento. A gigante das pesquisas dedica um doodle ao descobridor da insulina na página inicial do seu motor de busca, doodle esse que podemos ver abaixo.

Frederick Banting nasceu no Canadá em 1891 e formou-se em medicina na Universidade de Toronto. Ele ficou no panteão da história da medicina por ter sido um dos descobridores da insulina, um produto bioquímico que se tornou no principal tratamento para a diabetes.

O médico canadense serviu com os seus conhecimentos médicos nas Grandes Guerras Mundiais, tendo depois dedicado os seus esforços à investigação, os quais resultaram na descoberta da insulina. Tornou-se depois professor na universidade onde se formou (Toronto) e pesquisou sobre o cancro, entre outras afeções que na época eram alvo de intensas investigações e grandes descobertas.

Banting recebeu o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1923, pelas suas contribuições para a descoberta da insulina. Para essa descoberta, o médico canadense contou com a preciosa ajuda de cães, em experiências laboratoriais que resultaram num grande sucesso e num enorme contributo para a medicina.

Faleceu com apenas 50 anos de idade, devido a ferimentos sofridos num acidente de aviação na ilha da Terra Nova. Corria o ano de 1941.

A Google está de parabéns por se ter lembrado deste grande vulto da história mundial, que contribuiu efetivamente para a melhoria das condições de vida das milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com a diabetes. A insulina e seus processos bioquímicos é certamente uma das grandes descobertas da história do conhecimento médico.

Imagem: CTV News


Também poderão gostar