Robot Shuttle: O veículo autónomo que chegou às ruas japonesas

No Japão, o Robot Shuttle percorre 400 metros sem motorista. Consegue transportar 12 pessoas.

Os veículos autónomos são o futuro e muitas empresas estão a dedicar grande parte do seu capital nesse tipo de transporte, para venderem tanto para o público em geral como para outras empresas de transportes públicos ou privados. O género de veículos autónomos que se encontram em testes vão desde carros para duas pessoas a camiões e até autocarros. O objetivo é evitar o erro humano para que as ruas se tornem locais mais seguros, sem tantos acidentes de viação.

Os japoneses já têm um protótipo a percorrer as ruas da cidade de Senboku, na província de Akita. Tem o nome de Robot Shuttle e conseguiu percorrer 400 metros nos primeiros testes, a uma velocidade de 10 km/h. Transporta 12 pessoas, mas no teste, que podemos ver no vídeo abaixo, transportou apenas seis.

O veículo é o resultado de uma parceria entre a empresa DeNa, a operadora móvel NTT Docomo e o governo japonês. Obviamente, este tipo de transporte ainda não está preparado para percorrer as grandes cidades, pelo que a ideia dos parceiros responsáveis pelo projeto é levar o Robot Shuttle para as pequenas cidades do interior antes de o podermos ver nas ruas das grandes metrópoles japonesas, como Tóquio.

Imagem: RT.com


Também poderão gostar