72% dos internautas portugueses acedem à Web através de dispositivos móveis

Os dispositivos móveis estão a alcançar cada vez mais popularidade entre os portugueses na hora de aceder à Internet. Cerca de 72% fazem-no, um aumento de 35% em relação a 2012.

Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), o número de acessos à Internet através de dispositivos móveis entre os portugueses aumentou 35% em apenas quatro anos. Os telemóveis são os preferidos, depois os computadores portáteis e em terceiro lugar as tablets.

Este aumento segue a tendência mundial. Cada vez mais o acesso à Internet se tornou mobile e os tradicionais computadores de secretária estão a ser relegados para funções mais corporativas. As pessoas gostam de navegar na Web em qualquer lugar, pelo que os dispositivos móveis estão a alcançar um rápido domínio mundial no acesso à rede virtual.

Os números divulgados pelo INE, no que respeita apenas às preferências e não ao acesso concreto à Internet, indicam que 78% dos utilizadores portugueses entre os 16 e os 74 anos navegam na Web preferencialmente através de telemóveis ou smartphones. Os computadores portáteis estão no segundo lugar das escolhas (73%) e as tablets no terceiro lugar (44%). Os computadores de secretária situam-se nos 48%, à frente das tablets.

As redes sociais são as plataformas preferidas dos portugueses. Os dados indicam que 74% dos lusitanos têm conta em pelo menos uma rede social.

Quanto à faixa etária, são as pessoas entre os 45 e os 54 anos que estão mais presentes na Internet, sendo que 74% dos utilizadores entre estas idades acede regularmente à Web.

Imagem: Baboo


Também poderão gostar