Instagram poderá vir a ter alertas para screenshots

Um dos grandes problemas atuais do mundo online são os screenshots que os utilizadores podem tirar de fotos uns dos outros, e guardá-las mesmo que o indivíduo que tirou a foto a apague. O Instagram está atento ao problema e poderá introduzir um sistema de alertas, para que os seus membros saibam quando alguém faz um print de um conteúdo seu.

O Instagram estará perto de introduzir uma nova funcionalidade na sua plataforma que pode ser bastante útil, especialmente para as autoridades que perseguem casos de assédio ou bullying no universo online. O sistema funcionará da seguinte forma: caso alguém faça um screenshot de um conteúdo que publicou no Instagram, receberá automaticamente um alerta onde o nome de utilizador da pessoa responsável pelo mesmo é identificado.

Por enquanto, este sistema de alertas só está ativo na aplicação do Instagram para iOS, e só para alguns, mas caso seja bem acolhido é expectável que chegue ao Android muito brevemente. O facto de poucos utilizadores terem a opção ativa não chega para confirmar que será realmente introduzida, mas a ideia parece ter consistência. Esta funcionalidade tinha sido introduzida pela primeira vez em plataformas deste tipo pelo Snapchat.

A opção funcionará como um sistema de notificações comum. O alerta surge no ecrã do utilizador, desaparecendo passados alguns segundos. Mas ficará guardado na sua conta, para estar disponível para uma visualização posterior.

O Instagram ainda não confirmou nem desmentiu se realmente avançará com a implementação do sistema de alertas para screenshots na sua aplicação, ou se apenas está realizar testes comuns como costuma fazer para outras funcionalidades que nunca chegam a ser aplicadas. O tempo o dirá, mas se o Snapchat introduziu a ferramenta o Instagram deverá seguir o exemplo.

Imagem: Techly


Também poderão gostar