Reddit editou comentários de apoiantes de Donald Trump

O presidente do Reddit, Steve Huffman, confessou que a plataforma que chefia editou comentários pró-Trump durante as eleições presidenciais norte-americanas.

Notícias destas não são boas para aqueles que desejam que a Internet seja um espaço democrático e onde todas as opiniões são livres de circular. Já não faltava o caso das inúmeras notícias falsas que circularam no Facebook a difamar Donald Trump, o próximo presidente dos Estados Unidos, agora vem o líder do Reddit confirmar que na sua aplicação vários comentários de apoiantes do republicano foram editados.

O Reddit é extremamente popular e tem a reputação de ser uma das plataformas onde as pessoas mais gostam de emitir as suas opiniões e gostos pessoais, mas a confissão de Huffman acaba por afetar a credibilidade do serviço que lidera. E o mais grave disto tudo é que o presidente do Reddit admitiu que foi ele próprio que editou comentários, ajudado por alguns colaboradores. Huffman disfarçou o seu nome de utilizador para poder proceder a essa prática pouco séria e justa para com Donald Trump, que no entanto viria na mesma a vencer as presidenciais norte-americanas.

Este caso lança gasolina na fogueira que os críticos da Internet acenderam. Com isto tudo acabamos por começar a desconfiar da credibilidade das principais plataformas da Internet. É verdade que estas aspiram principalmente ao lucro, mas estas notícias demonstram que os seus líderes também querem outra coisa: poder. Se esta prática nefasta não acabar, a Internet pode perder a reputação que nos últimos anos tinha vindo a recuperar.

Imagem: The New York Times


Também poderão gostar