FeedArt substitui os anúncios no Facebook por arte

Para quem não gosta de ver anúncios publicitários no Facebook, existe agora uma aplicação que os substitui por arte. Chama-se FeedArt.

A publicidade é uma constante no mundo online, dado que praticamente todos os sites e plataformas dependem dos anúncios comerciais para sustentarem os seus projetos. O Facebook é um desses casos, mas com a particularidade de os seus anúncios comerciais não apenas sustentarem a rede social mas sim gerarem milhões e milhões de euros de lucro.

Para evitar a publicidade nos sites em geral, o Adblock Plus é o plugin mais popular. No entanto, quem quiser no Facebook ver arte no lugar da publicidade, pode instalar o FeedArt. Trata-se de uma extensão para o Chrome que substitui os anúncios presentes na rede social por peças de arte.

Nicolas Le Roux, um dos desenvolvedores desta interessante aplicação, explicou ao fórum Product Hunt que “a ideia é promover de uma forma criativa alguns dos melhores artistas e de quebrar com a ideia dos tradicionais ‘adblockers’ que nada mais fazem do que simplesmente remover o anúncio”.

A ideia do FeedArt é alterar as peças de arte semanalmente, substituindo o artista ou estilo que aparece no lugar dos anúncios frequentemente. Os utilizadores, ao clicarem no link que aparece nos espaços de arte, podem aceder a um espaço virtual onde são informados sobre o artista em destaque.

Por enquanto, o FeedArt só está disponível para o Chrome, mas Le Roux informou que estão a trabalhar em versões do plugin para o Firefox e Safari.

Obviamente, todas estas opções de bloqueio de anúncios, com arte ou sem arte, causam preocupação junto de anunciantes e donos de sites, dado que, especialmente para estes últimos, são os anúncios comerciais que garantem a própria manutenção dos seus projetos online.

Imagem: Espalha-Factos


Também poderão gostar