O que são ambientes multi-nuvem?

Em computação, um ambiente multi-nuvem serve especialmente para as empresas oferecerem os seus serviços.

Um ambiente multi-nuvem (computação em nuvem múltipla) é o uso de mais de um ambiente em nuvem para satisfazer os requisitos dos negócios das empresas. Essas nuvens podem ser todas do mesmo tipo ou uma combinação de tipos diferentes: uma empresa pode ter várias nuvens particulares, várias nuvens públicas e várias nuvens gerenciadas, incluindo serviços gerenciados ou provedores de serviços.

A computação em nuvem pode ser usada por empresas, provedores de sites, desenvolvedores e outras corporações ou organizações para minimizar os riscos de perda de dados e tempo de inatividade e também para aumentar a potência de computação e a qualidade de serviço. A estratégia multi-nuvem também pode ajudar as empresas a evitarem ficarem bloqueadas nas taxas de um único fornecedor e perder opções de baixo custo. A computação em nuvem múltipla também pode ser usada para dar suporte a grupos com diferentes necessidades e propósitos ou para proporcionar uma experiência de qualidade superior para usuários premium.

Ser capaz de confiar em hardware em vários locais e, talvez, a partir de vários provedores diminui drasticamente as hipóteses de problemas que afetam a qualidade de serviço. Instalações adicionais em nuvem redundante podem melhorar ainda mais as probabilidades. A mudança para um modelo multi-nuvem muda a questão de como escolher entre nuvens privadas e públicas para como escolher a nuvem certa com os custos certos e com as características adequadas. O uso de várias nuvens pode ajudar uma organização a adaptar-se aos ambientes em mudança e reduzir a necessidade de substituir hardware e eletrodomésticos.

Por tudo isto, a utilização de ambientes multi-nuvem é atualmente praticamente obrigatória para as empresas que dão primazia a uma comunicação e a uma oferta de serviços em nuvem eficaz e sem falhas.

Imagem: B!T magazine


Também poderão gostar