Privacidade do número de telemóvel

A privacidade do número de telemóvel é a proteção do número do telefone móvel contra o acesso não desejado, sendo algo que se torna cada vez mais importante dado o crescimento da atividade cibercriminosa.

Proteger números de telemóveis tornou-se cada vez mais importante dado que os smartphones e os sistemas que interagem com esse tipo de dispositivos móveis têm proliferado. Embora haja uma consciência crescente da necessidade de segurança móvel, a necessidade de salvaguardar o número em si não tem sido adequadamente tratada.

Ao contrário das linhas fixas, os telemóveis são geralmente associados a um único indivíduo. Os números de telemóveis são cada vez mais usados como identificadores únicos e compartilhados com uma variedade de sites, aplicativos e instituições, alguns dos quais também podem compartilhá-los com terceiros. Os números de telemóveis são utilizados de forma semelhante aos números de segurança social por muitas organizações que os reúnem. No entanto, ao contrário da segurança social, as organizações não são obrigadas por lei a manter os números móveis privados. Para além disso, um número de telemóvel pode render muito mais informações do que um número de segurança social, porque ele está conetado a muitos bancos de dados.

Especialistas em privacidade recomendam que os utilizadores de telemóveis se abstenham de fornecer os seus números sempre que possível e considerem cuidadosamente qualquer entidade que solicite um número de telemóvel antes de fornecê-lo. Há uma série de aplicações e serviços projetados para fornecer privacidade ao número móvel. A Sideline, por exemplo, é uma aplicação que permite aos utilizadores adicionar um segundo número para dar quando for necessário, mantendo o seu número original privado. Do mesmo modo, as aplicações e serviços do número de telefone fixo oferecem às pessoas um segundo número temporário que pode ser usado em situações em que não é necessário que o solicitante tenha um número permanente.

Imagem: Situado.net


Também poderão gostar