França tem a primeira estrada construída com painéis solares

Os franceses inovaram ao inaugurarem a primeira estrada para viação construída inteiramente por painéis solares.

A França inaugurou a primeira estrada construída com painéis solares. Encontra-se numa pequena cidade da Normandia e o objetivo é utilizar a energia cinética dos automóveis que nela percorrem para gerar energia elétrica para os postes de iluminação locais, incluindo os da própria estrada.

Com 1 quilómetro de comprimento, a estrada custou cerca de 5 milhões de euros. Ela estará aberta ao tráfego rodoviário durante dois anos, sendo que depois a equipa responsável pelo projeto irá avaliar a taxa de sucesso do mesmo. Se tudo correr bem, a iniciativa será lançada noutras cidades francesas.

Os painéis solares que compõem a estrada têm uma camada protetora para evitar que sofram danos, como as queimaduras provocadas pelos pneus dos carros. Pela estrada passam diariamente cerca de 2 mil automóveis, e os responsáveis pelo empreendimento amigo do ambiente acreditam que esses dois milhares de veículos gerarão energia suficiente para iluminar as ruas da pequena cidade, que conta com 3,4 mil habitantes.

Este projeto está a ser bem acolhido pelos franceses e também pelas empresas que se dedicam às energias renováveis. Trata-se de uma excelente maneira de iluminar uma pequena cidade através de energia gratuita, vinda dos próprios veículos. Essa energia seria desperdiçada, tal como acontece nas estradas em todo o mundo, pelo que a equipa francesa responsável pela ideia e implementação desta iniciativa verde está de parabéns. É bastante provável que o projeto se mostre proveitoso, pelo que as estradas do futuro poderão ser todas construídas com painéis solares. O ambiente agradece.

Imagem: Green Savers – Sapo


Também poderão gostar