O que é a mecatrónica

A mecatrónica é um ramo da engenharia que se concentra na conceção, fabrico e manutenção de produtos que têm componentes mecânicos e eletrónicos.

O termo foi cunhado em 1969 pelo engenheiro Tetsuro Mori para descrever a sinergia que existe entre os sistemas de controle elétrico e as máquinas mecânicas que eles regulam. Desde então, o significado do termo se ampliou para incluir a integração de várias outras disciplinas, incluindo engenharia de computação, engenharia de sistemas e programação.

Como filosofia de projeto, a mecatrónica valoriza o pensamento sistémico e uma abordagem interdisciplinar para a resolução de problemas. Bastante recente em tecnologia da informação (TI), o movimento DevOps quebrou a parede entre o desenvolvimento de software e operações, incentivando os profissionais de TI a trabalhar em equipes interdepartamentais. A mecatrónica causou a mesma mudança na engenharia. Em muitas indústrias atualmente, os engenheiros têm de trabalhar em equipas de colaboração, a fim de garantir que os sistemas complexos, altamente integrados que eles estão projetando, irão funcionar sem problemas.

Para entender o conceito da mecatrónica, pode-se simplesmente pensar nos automóveis de hoje. O carro médio atualmente tem entre 25 a 50 unidades de processamento central (CPUs) que controlam funções mecânicas. Um sistema de apoio ao motorista (DSS), como travões antibloqueio, é projetado através da mecatrónica; o sistema de controlo eletrónico assume a função de travagem quando os sensores reconhecem que uma ou mais rodas estão bloqueadas. Um sistema pneumático de monitoração da pressão dos pneus é projetado igualmente pela mecatrónica; cada pneu tem um sensor incorporado que envia dados para um sistema de controle eletrónico. Se a pressão num dos pneus estiver baixa, o software incorporado no sistema de controle envia um alerta para o painel do veículo e um ícone indicador do pneu acende-se. Até mesmo o airbag de um automóvel é projetado através da mecatrónica; uma máquina microelétrica na frente do carro ativa o airbag quando os dados do sensor indicam uma rápida desaceleração.

Imagem: Facultad de Ingeniería – UNAM


Também poderão gostar