O que é um cartão de memória SD

Um cartão de memória SD é um minúsculo cartão de memória flash projetado para memória de alta capacidade e vários dispositivos portáteis, tais como sistemas de navegação de carro, telefones celulares, e-books, PDAs, smartphones, câmeras digitais e computadores pessoais.

Em 1999, a SanDisk Corp., a Panasonic Corp. (anteriormente conhecida como Matsushita Electric Industrial Co. Ltd.) e a Toshiba Corp. concordaram em desenvolver e comercializar o padrão de cartão de memória e a sua melhoria para o MultiMediaCard (MMC). As empresas criaram o SD-3C LLC para licenciar e fazer valer os direitos de propriedade intelectual para cartões de memória SD e outros produtos. Em janeiro de 2000, os três formaram a associação sem fins lucrativos SD para desenvolver e promover a tecnologia SD.

Um cartão de memória SD é aproximadamente do tamanho de um selo postal e pesa aproximadamente duas gramas. É semelhante em tamanho a uma MMC, mas menor do que os tipos de cartões de memória mais antigos, como um cartão SmartMedia ou cartão CompactFlash.

Um cartão SD apresenta uma alta taxa de transferência de dados e baixo consumo de bateria, que são ambas as considerações primárias para dispositivos portáteis. Um cartão SD utiliza memória flash para fornecer armazenamento não volátil, o que significa que uma fonte de alimentação não é necessária para reter os dados armazenados.

Os cartões MMC e SD fornecem recursos de criptografia para conteúdo protegido para assegurar a distribuição segura de material protegido por direitos de autor, como música digital, vídeo e e-books. Os cartões SD estão disponíveis com capacidades de armazenamento até 4 GB, embora esta capacidade esteja constantemente a aumentar.

Imagem: Escola Android


Também poderão gostar