‘JuntarAJunta’: A App que aproxima cidadãos e autarcas

‘JuntarAJunta’ vai ajudar o cidadão a ficar mais próximo e ativo contra os problemas da sua freguesia

Uma startup de Braga, criou recentemente uma aplicação móvel, que permite denunciar de forma rápida problemas concretos da sua freguesia, como buracos, falta de iluminação ou lixo, sem os incómodos e burocracias geralmente associados.

Assim, para além de remeter a participação, o utilizador pode juntar fotografias do local, para qualquer uma das juntas de freguesia de Portugal Continental e Ilhas. Se a Junta de Freguesia ainda não tiver aderido à app, não se preocupe, os próprios criadores da aplicação entram em contacto com a mesma.
Rute Maia, uma das fundadoras da aplicação, explicou à Lusa que a ideia surgiu da dificuldade de um dos fundadores (Ricardo carvalho) entrar em contacto com a Junta de Freguesia da localidade onde reside, a fim de resolver uma questão pessoal. Atualmente com mais de 1500 utilizadores, ‘JuntarAJunta’ tenta, a partir da uma experiência real menos positiva, aproximar os cidadãos às suas juntas de freguesia, por forma a conseguir contribuir para a melhoria da qualidade de vida local.

Porquê as Juntas de Freguesia, e não as Câmaras Municipais?

A explicação é simples. A opção não passou por desenvolver a aplicação para as Câmaras Municipais, mas sim para as Juntas de Freguesia, exatamente pela ligação de proximidade dos cidadãos, ser muito superior numa comunidade e meio mais pequeno.

Bom para os cidadãos, bom para os autarcas

Com o intuito de ser mais uma das alternativas de participação política, sobretudo no contexto dos ‘smartphones’ e das cidades inteligentes, foi assim criada a ‘JuntarAJunta’.
Para além de útil aos munícipes, pode ser uma excelente solução para os autarcas conseguirem perceber, mais detalhadamente, quais os locais que precisam de intervenção e os problemas associados.
Até ao final do presente mês, Rute Maia avançou que está a ser desenvolvida uma campanha que tem como objetivo conseguir o maior número de sugestões possíveis para cada junta, por forma a ser possível fazer uma análise detalhada sobre o que está bem ou pode ser melhorado, ou mesmo perceber o que ainda não foi feito, mas é necessário. Deste modo, os autarcas recentemente eleitos, vão poder incluir essas ideias no programa para o mandato que vão agora começar.

A aplicação está disponível para Android e IOS, ou em www.juntarajunta.pt.


Também poderão gostar