Chrome ganha recursos de antivírus no Windows

O Chrome venceu a “guerra dos navegadores”, e com mais de 50% da participação posiciona-se à frente da concorrência tanto nos desktops como nos smartphones, segundo o StatCounter.

Em consequência disto, tornou-se igualmente um grande alvo para programas maliciosos ou apenas irritantes, como extensões que modificam o seu motor de busca sem autorização, assim, o Google resolveu fazer algo de modo a combater estes aspectos negativos.

Desta forma, o Google Chrome vai ganhar uma nova ferramenta no Windows, com o objetivo de ajudar a manter a navegação mais segura e também para remover algumas ameaças que invadem o browser sem que o utilizador se aperceba. Resumindo e concluíndo, o Chrome vai ganhar poderes aproximados aos de um antivírus.

O recurso dá pelo nome de Chrome Cleanup, embora já exista há algum tempo, foi totalmente redesenhado e ficou mais “friendly” em termos de utilização. Ele consegue remover softwares maliciosos com o aperto de um botão e também avisa o utilizador quando extensões modificam as configurações do navegador sem consentimento do próprio.

Sempre que uma extensão for instalada no navegador e alterar o mecanismo padrão de busca, a nova ferramenta alertará da mudança, dando a opção ao utilizador de restaurar as configurações anteriores.

Apesar de ter poderes semelhantes aos de um antivírus, o recurso não tem como objetivo substituir antivírus de um computador. Ele só funciona dentro do Chrome e consegue apenas remover extensões que violam os termos de uso da Google.

Este novo recurso de segurança está disponível desde ontem (dia 16) para todos os utilizadores do Chrome no Windows.


Também poderão gostar