Android: Falha de segurança em ligações wi-fi

Versões mais recentes nos Android são particularmente vulneráveis

Mathy Vanhoef, um investigador da Universidade de Leuven, apresentou a partir de um artigo científico, uma falha no protocolo de segurança (usado frequentemente em ligações wi-fi domésticas e empresariais). Este é um problema que pode afetar computadores ou telemóveis, fazendo com que as comunicações sejam interceptadas e descodificadas.

No artigo, o especialista afirma que esta falha afeta um protocolo amplamente usado (WPA2), algo que à partida lhe pode parecer distante, mas que na realidade, aparece com frequência quando quer configurar a palavra passe de uma rede wi-fi doméstica, por exemplo. De forma simples, o ataque consiste em substituir aquela chave por outra conhecida, por forma a descodificar os dados e facilitar a utilização abusiva de números de cartão de crédito, palavras passe, mensagens, e-mails e fotografias.

Mathy criou um site, onde mostra de forma detalhada o problema em questão, e quais os métodos utilizados para obter informação a partir de um Android, o sistema mais utilizado em smartphones.

A Wi-Fi Alliance, um grupo que agrega várias empresas de tecnologia, reagiu a esta descoberta através de um comunicado, onde afirma que o problema pode ser resolvido com uma atualização do software dos dispositivos. O grupo acredita que esta falha de segurança ainda não foi explorada por atacantes.


Também poderão gostar