Ford Reality Check, a nova app de realidade virtual de segurança rodóviária

O desejo de estarmos constantemente ligados com amigos, via mensagens, chamadas ou redes sociais, tem levado a novas categorias de acidentes, colocando os jovens condutores cada vez mais em risco.
Esta teoria, sai reforçada se tivemos em conta os últimos dados europeus, que revelam que mais de 3600 jovens morrem em acidentes na estrada a cada ano, cerca de dois terços são condutores e a culpa advém de distrações devido a redes sociais, selfies ou mensagens.

De forma a dar ênfase ao impacto e perigos envolvidos, a Ford, em parceria com a Google e o estúdio de realidade virtual Happy Finish desenvolveram uma aplicação de realidade virtual, à qual atribuíram o nome Ford Reality Check.
Esta App vem permitir experimentar as potencialmente fatais consequências do uso de dispositivos móveis que têm registado números assustadores de mortes, mencionados anteriormente.

Esta aplicação usa a plataforma Google Daydream VR para o colocar no papel de condutor distraído que apanha amigos no caminho para uma festa. Mensagens, chamadas e passageiros, todos competem pela sua atenção, provocando uma série de situações de perigo. A distracção final tem consequências fatais. Nos testes já feitos inicialmente, 90% daqueles que utilizaram a App afirmaram que mudariam a sua conduta ao volante depois da experiência.

“Estar envolvido num acidente automóvel pode ser uma experiência que muda a vida e, infelizmente, para muito jovens, pode por fim à sua vida de forma trágica. Esperamos que ao proporcionar um vislumbre assustador da facilidade com que isto pode acontecer, encorajemos os jovens a conduzir de forma mais segura.” afirmou Jim Graham, Director do programa Ford Driving Skills for Life.

O Ford Reality Check será apresentado nos eventos Ford Driving Skills for Life em vários países europeus, e estará brevemente disponível na loja Google Play.

 


Também poderão gostar